Rock é coisa do demônio, mas não obriga ninguém a seguir o demônio. Rock é liberdade, é originalidade, personalidade, paz amor e empatia. Rock são todas as mais fortes drogas incorporadas em um estilo musical, no melhor estilo musical. Se rock é coisa do demônio por não obrigar ninguém a seguir um só conceito, um só modo de agir, realmente é coisa do demônio. Rock é força, rock é o inferno sem maldades e sem regras. Rock é força, é coisa do demônio; E talvez por tal motivo, coisas fracas e anjos com plumas coloridas não se encaixam nele. - {Kamila Oliveira}

sábado, 29 de janeiro de 2011

O que aconteceu com o rock ?

Em um mundo globalizado e extremamente capitalista que vivemos, uma imagem realmente vale mais que mil palavras. Todos os dias somos obrigados a engolir mensagens para comprarmos determinada coisa, que é feita com muita persuasão por pessoas consideradas "bonitas". Claro que na música também não seria diferente. Junte uns quatro homens jovens e considerados bonitos pelo consenso de beleza geral; adicione uns intrumentos e principalmente roupas de acordo com a moda atual. Deixe-os fazer músicas simples (nada contra músicas simples, as adoro, na verdade) com letras que qualquer pessoa consegue fazer, principalmente sobre amor e variantes. E pronto! Você terá uma banda que fará muito sucesso entre a mente de adolescentes que querem encontrar uma identidade, e a maneira mais fácil de conseguir aprovação é aceitando as músicas bombardeadas constantemente nas formas de mídia.
O termo designado a bandas recentemente na moda é "Happy Rock" 
claramente um insulto ao bom e velho Rock'n'Roll. Pior do que chamar essas bandas de Happy Rock é chamá-las de "Emo". O Emotional Hardcore nasceu na década de 90 com bandas de Hardcore cansadas da temática política e que resolvem falar de algo mais "simples", como amor por exemplo. Chamar essas bandinhas 100% pop de Hardcore é um insulto, e deixam com uma imensa raiva os amantes do real gênero Emocore (que também não tem absolutamente nada a ver com as bandinhas taxadas de Emo que tínhamos na mídia uns 3, 4 anos atrás).
Se me pedem pra falar uma banda atual boa, tudo o que me vem na cabeça são bandas que começaram em décadas passadas mas que continuam na ativa. É preciso peneirar MUITO pra encontrar alguma banda fora desses padrões impostos. Ganhar dinheiro, fama e groupies se tornou mais importante do que fazer arte. Termino esse pequeno texto com um apelo àqueles que são mais que apenas robôs da mídia, pra irem atrás de bandas que realmente têm conteúdo e não apenas roupas e cortes de cabelo da moda.
Agora, um trecho da música Rock for Sustainable Capitalism, da banda Canadense Propagandhi:
Anyone remember when we used to believe that music was a sacred place and not some fucking bank machine? Not something you just bought and sold?"
''How could we have been so naive?" ("Alguém se lembra de quando acreditávamos que música era um lugar sagrado, e não a porra de uma máquina de fazer dinheiro? Não apenas algo que você compra e vende? Como pudemos ser tão ingênuos?"


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. meu eu sempre curti rock de verdade pra mim essas bandas de agora não passa de lixo que um dia vai acabar e vai nascer outros lixo pra essas pessoas sem cultura curti mas quem curti rock de verdade nunca vai deixar de gostar do bom e velho rock n roll pra curti essas bandas
    meu gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir
  3. O que aconteceu com o rock? Nada, como disse a pessoa de cima ^
    Eu tô é preocupada com o que o rock vai se tornar, quer dizer, como as pessoas vão passar a ver o rock, para muitos, assim como eu, é um estilo de vida, é um jeito de viver, mas para vários, vai ser apenas mais um tipo de música que, graças a essas novas bandas do "Happy Rock", vai virar um estilo de música totalmente julgados por muitos. O rock, pra quem sabe o que é rock, vai continuar o mesmo.

    ResponderExcluir